EVENTO

OAB BARRA

DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DA MULHER NEGRA NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO & "Homenagem à Cláudia Ferreira da Silva".

DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS  DA MULHER NEGRA NO ESTADO  DEMOCRÁTICO DE DIREITO  & "Homenagem à Cláudia Ferreira da Silva".

Data: 20/03/2024-

Horário: 18 hs

EVENTO  PRESENCIAL

Local:  OAB BARRA  DA TIJUCA


Mesa de Abertura

- Dr. Marcus Soares - Presidente OAB Barra

- Dra. Ana Teresa Basílio - Vice presidente OAB RJ

- Dra Renata Mansur

- Dra. Suely Beatriz Ferreira - Presidente CIR OAB Barra

- Coordenadora:   Dra. Jamile Lopes –  Mestranda  em História Política e Sociedade no PPGH/UERJ, Pesquisadora e Educadora Etno Racial.Faz parte da Rede de EtnoEducadoras Negras/Unirio e é membro da CIR OAB/Barra.


PALESTRANTES:


1) ALINNE PRADO

Embaixadora de Turismo RJ -  Jornalista da TV Brasil

Participação no Documentário " Muro de Berlim". Conteúdo e repórter de vários programas Mestre de Cerimônia: Fiat, BR- distribuidora e outras empresas.

Apresentadora de TV.


2) Giselle do Espírito Santo

Delegada de Polícia especialista no enfrentamento da violência contra a mulher

Mestranda em políticas públicas de direitos humanos/UFRJ

Membro colaboradora da CIR/OAB Barra da Tijuca.


3)Asfilófio de Oliveira Filho - (Dom Filó)

Engenheiro, jornalista, produtor cultural e documentarista. Mentor do Movimento Black Rio que reuniu milhares de jovens negros durante o período da ditadura militar no Brasil. Foi o primeiro produtor negro contratado pela gravadora Warner Music em 1977, desenvolvendo a produção de artistas como Banda Black Rio, Soul Grand Prix e Carlos Dafé. Criou a Cultne, o maior acervo digital de cultura negra da América Latina e é o CEO da Cultne TV, a primeira televisão negra 100% dedicada a cultura negra no Brasil.  

4)TATIANA TIBURCIO

Atriz, diretora e preparadora de elenco. Atuou como atriz na Cia dos Comuns e como atriz e diretora de movimento/coreografia na Companhia Amok Teatro onde foi indicada ao PRÊMIO SHELL 2015 como melhor atriz pelo espetáculo SALINA A ÚLTIMA VÉRTEBRA. Dirigiu, ao lado de Lázaro Ramos o espetáculo O MÉTODO GRONHOLL (2020) pelo qual foi indicada ao PRÊMIO SHELL SP como melhor direção. Fez a preparação de elenco do filme MEDIDA PROVISÓRIA (2019) e do especial FALAS NEGRAS (2020), os dois com direção de Lázaro Ramos. No especial FALAS NEGRAS  interpretou Mirtes, a mãe do menino Miguel morto pela patroa no Recife em plena pandemia. Essa interpretação lhe rendeu o PREMIO APCA como melhor atriz daquele ano. Atuou na série AS SEGUIDORAS, da paramount, como a detetive Rocha; no filme NOSSO SONHO A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA  como Dona Etelma, a mãe de Buchecha e também fez a preparação de elenco do filme. Protagonizou a série AMAR É PARA OS FORTES na Amazon.


5)VALÉRIA NEVES

Mini Bio Valéria Neves

Ativista Frente de Mulheres Negras - Graduada em Enfermagem, Especialista em Oncologia, Professora. Concursada, atuou, por mais de 35 anos, na Assistência, Administração e Auditoria em unidade de saúde Federal Militar.

Militante racial e de gênero desde a juventude. Membro do  FEMNEGRAS, do MNUe do IPCN. Foi Coordenadora Estadual de Mulheres no MNU/RJ na gestão estadual de 2018 a 2022, e Diretora de Mulheres do IPCN em 2022.

Escritora, participou da FLUP 2020 com texto no livro “Carolinas”, em homenagem a Carolina Maria de Jesus. Com textos presentes nos livros “Nós ... Mulheres do Século Passado” (Idealizado por Vilma Piedade e organizado por Andrea Pacha e Cristina Gaulia), no livro "Mulheres Negras Brasileiras – da Exposição ao Livro" e "Filhos, Pais e Avôs" (Mrs. Sandra Coleman).

Participante de edições do Projeto Paixão de Ler da SMC/ RJ e da Bienal do Livro convidada pela SECEC/RJ.  

Roteirista de shows aprovados em Editais de SMC/RJ.

Realizadora do Projeto “Escrevivendo com Mulheres Pretas”.

Organizadora do Coletivo Pretações, através do qual realiza ações socio culturais e de saúde com mulheres pretas.

Em sua luta busca conscientizar a todos sobre a necessidade do respeito aos valores ancestrais. Luta por conta da opressão que atinge os povos tradicionais de Matriz Africana e os povos originários. Luta pela emancipação ampla do povo negro.