" />
10/11/2023 às 22:35

Ouvidoria leva Campanha do Laço Branco ao Conselho Pleno da OABRJ

4
2min de leitura

Ouvidoria leva Campanha do Laço Branco ao Conselho Pleno da

OABRJMovimento busca fazer com que homens se engajem no combate à violência de gênero

Felipe Benjamin

A 28ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OABRJ foi palco, na quinta-feira, dia 9, de uma apresentação da Campanha do Laço Branco, que busca mobilizar homens a se engajarem no combate à violência contra as mulheres. A iniciativa foi levada ao Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, pelo ouvidor da OABRJ, Carlos Henrique de Carvalho, e contou com a participação de alunos do nono ano do Colégio QI, na Tijuca, que apresentaram a origem da campanha e exortaram a Ordem a abraçar o compromisso de combater a violência de gênero.

Criada em resposta ao massacre na École Polytechnique de Montréal, no Canadá, em dezembro de 1989, no qual Marc Lepine assassinou quatorze mulheres e feriu outras dez alegando estar numa luta contra o feminismo, a campanha busca promover a educação da igualdade de gênero entre jovens homens, instando-os a serem participantes no combate à violência contra as mulheres e tem o dia 6 de dezembro como o seu ponto alto. Este ano, a Ouvidoria da OABRJ marcará a data com uma série de ações em alusão à campanha. 

"Quando lançamos a Ouvidoria da Mulher recebemos resistência, inclusive de mulheres ouvidoras, justamente durante o período da pandemia, um momento em que os índices de feminicídio e violência contra a mulher dispararam", contou Carlos Henrique.

"Durante as atividades da Ouvidoria, discutimos muito a importância da participação masculina em questões relativas às causas das mulheres. Assisti a uma apresentação no colégio de meus filhos e fui surpreendido por estes alunos falando sobre a Campanha do Laço Branco. Depois soube até que já realizamos essa campanha aqui, mas acho importante que ela se torne algo perene e presente no calendário da OABRJ".

Participaram da apresentação os alunos Juliana Zhen, Stephanie Vitória, Nikolas Fedak e João Guilherme, sob orientação da advogada e professora Lúcia Mello. 

"A Campanha do Laço Branco se propõe a esclarecer que a violência contra as mulheres não é problema delas. Os homens têm que se envolver não só cessando as agressões, mas impedindo sua ocorrência", afirmou Carlos Henrique. "A OABRJ cumpre seu papel de defensora das pautas democráticas da sociedade assumindo essa campanha de extrema relevância".


10 Nov 2023

Ouvidoria leva Campanha do Laço Branco ao Conselho Pleno da OABRJ

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp